terça-feira, 25 de maio de 2010

Atividade 2.2 - Hipertexto

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Nome do cursista: Fátima Francisca Peres
Turma: Piracanjuba_Reginer
Tutor: Reginer Aparecida

Atividade 2.2

Hipertexto

As diferenças encontradas nos caminhos navegados em um hipertexto é que a maneira que se vai navegando entra em caminhos diversos encontrando as mais variadas informações existentes. Percebi que o hipertexto permite e produz transformam as relações possíveis entre as imagens, os sons e os textos associados de maneira não linear, mediante conexões eletrônicas e envolve maior interligação entre textos, possibilitando caminhos e sentidos múltiplos construídos pelo usuário à medida que opta por determinados links. Hipertexto é reconhecido como os blocos de textos ligados por links em meio digital e o seu funcionamento diz respeito à organização das informações e ao acesso a elas, é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, seqüências sonoras, documento complexos que podem eles mesmos ser hipertextos.
hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Trabalhar com hipertexto traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o navegador no mundo digital.
Não me perdi na navegação dos caminhos percorridos e sim entrei em caminhos em que a curiosidade levou-me a outros conhecimentos, os quais não estavam planejados para a pesquisa, de acordo com a navegação fui achando os caminhos para voltar para as páginas iniciais.