domingo, 30 de maio de 2010

Atividade 4.5 - PLANO DE AULA

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Nome do cursista:Adelaide Benício de Sousa - Cleunice B. Ramos Amorim - Fátima Francisca Peres – Miriâ Pereira da Silva

Turma: Reginer_Piracanjuba

Tutor: Réginer

Atividade 4.5



PLANO DE AULA





Autora: Cleunice Bonifácio Ramos Amorim

Co-autora(a): Fátima Francisca Peres, Adelaide Benício de Sousa e Miriã Pereira da Silva



Estrutura Curricular

• Modalidade/nível de ensino: Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio



• Componente curricular: pluralidade Cultual ou língua portuguesa, História, Arte, Ensino Religioso, Ed. Física, geografia)



• Tema: A África em nós: paradgmas em confronto.



Dados da aula:

• O que o aluno poderá aprender com esta aula.

Aspectos étnicos e culturais

A formação da sociedade brasileira

O Continente Africano e sua diversidade

Brasil Colonial

Genética

Diferenças individuais e preconceitos

Sociedade de consumo, Cultura juvenil e concepção de corpo, música, teatro, dança e artes visuais.

Variedades lingüísticas

Gêneros textuais

Produção de textos, vídeos, slides, etc.

Legislação Brasileira



• Duração das atividades: 2 semanas



• Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Cultura Afro-Brasileira



• Estratégias e recursos da aula: TV, DVD, INTERNET, DASHOW, câmara digital, livros, material variado para exposição(mostra), degustação de comidas típicas, etc.

1º momento: visitar o saite: HTTP://WWW.acordacultura.org.br clicar em heróis de todo mundo e assistir vídeo sobre Chiquinha Gonzaga



2º momento: atividades de identificação dos conhecimentos prévios: Dialogar com os alunos sobre a importância de se estudar a história de africanas e afro-descendntes, pois somos feitas dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus, africanos e outros. Questionar sobre o que conhecem sobre a cultura afro e refletir sobre o vídeo.

Atenção professor!

Ao refletir sobre a ligação história do Brasil e história da áfrica estar atento para não fixar apenas na questão da escravidão e usar como ponto de partida para ampliar a visão dos alunos e tentar superar as visões estercatipadas sobre o tema é procurar os elementos de resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também pelo tempo presente.



3º momento: convidar os alunos a visitarem o site:WWW.geledes.org.br, que mostra informações sobre a cultura negra africana, sobre legislação de combate do racismo, notícias atuais sobre o tema, fotos históricas, textos, entre outras. Dica: Professor no site há o clip oficial da copa 2010 na áfrica do Sul, boa oportunidade para assistir e analisar alguns aspectos relativos ao esporte, etc.

Professor: A exploração do site servirá como ponto de partida para a discussão anterior apoiado pela leitura do texto: História da África nos livros didáticos: omissão ou racismo? De Joel Vieira Caldas. (WWW. Geledes.org.br/textos-relacionadas-educação/áfrica-em-nós-na-sala-de-aula.html)

O objetivo é fazer com que os alunos percebam as relações entre o passado e o presente, observando as mudanças e o tratamento dispensado ao assunto em alguns livros didáticos. Se possível analisar alguns exemplares de História utilizados na biblioteca da unidade escolar.

Professor, é importante orientar os alunos a fazerem anotações em um “diário de bordo”.



4º momento: Agora é o momento de organizar o trabalho, o professor deverá mediar a socialização das experiências e auxiliar na filtragem das informações colhidas até aqui por meio da discussão:



Poderá ser útil:

• Quais foram as informações obtidas

• Como foi sua interação com a variedade de informações

• O que você já sabia

• Quais foram as novidades



Enquanto discutem devem fazer anotações, provavelmente teremos assuntos relacionados à alimentação, música, dança, lutas e religiosidade, etc. se não surgirem, instigue-os a refletir sobre a presença ou ausência desses elementos.



5º momento: os alunos serão divididos serão divididos em grupos de acordo com os assuntos surgidos e discutidos anteriormente. (Ex.: dança, religião, lutas, personalidades, racismo, etc...), cada grupo deverá preparar uma apresentação sobre o assunto.



Obs.: dependendo da apresentação escolhida poderá ser necessário o uso de variadas tecnologias e alguns ensaios.



Produto Final:

Os grupos podem organizar:

• Teatros

• Apresentações em PowerPoint/slides

• Mostras

• Painéis

• Etc...



Avaliação:

Os pontos que deverão ser avaliados são:

- envolvimento e participação dos alunos nas discussões

- pertinência das informações e dos materiais coletados.

-organização e clareza das informações na apresentação do produto final.

• O que o aluno poderá aprender com esta aula:

O aluno terá a oportunidade de conhecer a cultura da África e as suas influências na nossa cultura, o objetivo é mostrar para o aluno que a áfrica não é só pobreza, como geralmente é mostrado na mídia, ou escravidão, como aborda alguns livros didáticos. Dessa forma o aluno terá uma visão mais ampla e consciente das nossas raízes culturais.





Recursos complementares:

- sites para pesquisas extras:

HTTP://WWW.unipalmas.edu.br

centroculturafricano.com.br

terrabrasileira.net

viradacultural.org