CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Nome do cursista:Adelaide Benício de Sousa - Cleunice B. Ramos Amorim - Fátima Francisca Peres – Miriâ Pereira da Silva
Turma: Reginer_Piracanjuba
Tutor: Réginer
Atividade 4.5
PLANO DE AULA
Autora: Cleunice Bonifácio Ramos Amorim
Co-autora(a): Fátima Francisca Peres, Adelaide Benício de Sousa e Miriã Pereira da Silva
Estrutura Curricular
• Modalidade/nível de ensino: Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio
• Componente curricular: pluralidade Cultual ou língua portuguesa, História, Arte, Ensino Religioso, Ed. Física, geografia)
• Tema: A África em nós: paradgmas em confronto.
Dados da aula:
• O que o aluno poderá aprender com esta aula.
Aspectos étnicos e culturais
A formação da sociedade brasileira
O Continente Africano e sua diversidade
Brasil Colonial
Genética
Diferenças individuais e preconceitos
Sociedade de consumo, Cultura juvenil e concepção de corpo, música, teatro, dança e artes visuais.
Variedades lingüísticas
Gêneros textuais
Produção de textos, vídeos, slides, etc.
Legislação Brasileira
• Duração das atividades: 2 semanas
• Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Cultura Afro-Brasileira
• Estratégias e recursos da aula: TV, DVD, INTERNET, DASHOW, câmara digital, livros, material variado para exposição(mostra), degustação de comidas típicas, etc.
1º momento: visitar o saite: HTTP://WWW.acordacultura.org.br clicar em heróis de todo mundo e assistir vídeo sobre Chiquinha Gonzaga
2º momento: atividades de identificação dos conhecimentos prévios: Dialogar com os alunos sobre a importância de se estudar a história de africanas e afro-descendntes, pois somos feitas dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus, africanos e outros. Questionar sobre o que conhecem sobre a cultura afro e refletir sobre o vídeo.
Atenção professor!
Ao refletir sobre a ligação história do Brasil e história da áfrica estar atento para não fixar apenas na questão da escravidão e usar como ponto de partida para ampliar a visão dos alunos e tentar superar as visões estercatipadas sobre o tema é procurar os elementos de resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também pelo tempo presente.
3º momento: convidar os alunos a visitarem o site:WWW.geledes.org.br, que mostra informações sobre a cultura negra africana, sobre legislação de combate do racismo, notícias atuais sobre o tema, fotos históricas, textos, entre outras. Dica: Professor no site há o clip oficial da copa 2010 na áfrica do Sul, boa oportunidade para assistir e analisar alguns aspectos relativos ao esporte, etc.
Professor: A exploração do site servirá como ponto de partida para a discussão anterior apoiado pela leitura do texto: História da África nos livros didáticos: omissão ou racismo? De Joel Vieira Caldas. (WWW. Geledes.org.br/textos-relacionadas-educação/áfrica-em-nós-na-sala-de-aula.html)
O objetivo é fazer com que os alunos percebam as relações entre o passado e o presente, observando as mudanças e o tratamento dispensado ao assunto em alguns livros didáticos. Se possível analisar alguns exemplares de História utilizados na biblioteca da unidade escolar.
Professor, é importante orientar os alunos a fazerem anotações em um “diário de bordo”.
4º momento: Agora é o momento de organizar o trabalho, o professor deverá mediar a socialização das experiências e auxiliar na filtragem das informações colhidas até aqui por meio da discussão:
Poderá ser útil:
• Quais foram as informações obtidas
• Como foi sua interação com a variedade de informações
• O que você já sabia
• Quais foram as novidades
Enquanto discutem devem fazer anotações, provavelmente teremos assuntos relacionados à alimentação, música, dança, lutas e religiosidade, etc. se não surgirem, instigue-os a refletir sobre a presença ou ausência desses elementos.
5º momento: os alunos serão divididos serão divididos em grupos de acordo com os assuntos surgidos e discutidos anteriormente. (Ex.: dança, religião, lutas, personalidades, racismo, etc...), cada grupo deverá preparar uma apresentação sobre o assunto.
Obs.: dependendo da apresentação escolhida poderá ser necessário o uso de variadas tecnologias e alguns ensaios.
Produto Final:
Os grupos podem organizar:
• Teatros
• Apresentações em PowerPoint/slides
• Mostras
• Painéis
• Etc...
Avaliação:
Os pontos que deverão ser avaliados são:
- envolvimento e participação dos alunos nas discussões
- pertinência das informações e dos materiais coletados.
-organização e clareza das informações na apresentação do produto final.
• O que o aluno poderá aprender com esta aula:
O aluno terá a oportunidade de conhecer a cultura da África e as suas influências na nossa cultura, o objetivo é mostrar para o aluno que a áfrica não é só pobreza, como geralmente é mostrado na mídia, ou escravidão, como aborda alguns livros didáticos. Dessa forma o aluno terá uma visão mais ampla e consciente das nossas raízes culturais.
Recursos complementares:
- sites para pesquisas extras:
HTTP://WWW.unipalmas.edu.br
centroculturafricano.com.br
terrabrasileira.net
viradacultural.org