domingo, 30 de maio de 2010

Atividade 4.6.2 – Rgistro das experiências em sala de aula

Registro das experiências em sala de aula


CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



Nome do cursista: Fátima Francisca Peres



Atividade 4.6.2 – Rgistro das experiências em sala de aula



Tendo em vista a demanda de formar indivíduos capazes de atuar na sociedade atual, o uso das tecnologias vem de encontro com a proposta de mudanças em salas de aula. À medida que a escola e o professor se propõem a realizar um trabalho a atender essa demanda, é preciso que estejam preparados para essa evolução.

Uma evolução está acontecendo no que diz respeito à aplicação das tecnologias. Educadores e profissionais necessitam trabalhar com o objetivo de desenvolver novos modos para inovar as aulas, permitindo, dessa forma, usar a tecnologia como parte integrante das metodologias para ensinar qualquer assunto, fazendo a interdisciplinaridade a qualquer nível de escolaridade.

Os projetos se propõe a ser desenvolvidos de maneira que favoreça, ao mesmo tempo, os aprendizados personalizados e o aprendizado cooperativo em rede. Contudo, não há apenas uma maneira de desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem. Os projetos dependem dos objetivos da concepção pedagógica, da proposta de formação, do perfil do público-alvo, da tecnologia de mediação.

Alunos estão cada vez mais espertos no uso das tecnologias, em uma proposta pedagógica é preciso que valorize a autonomia do aluno, em que a memorização deve dar lugar à pesquisa e à construção. Os recursos de multimídias devem priorizar o controle do aprendiz, encorajando a exploração e o envolvimento do estudante. A Internet e as Novas tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) em geral incrementam a capacidade de comunicação humana a níveis ainda não assimilares e esse é um dos fatores que está contribuindo fortemente para a mudança em sala de aula. Sendo assim os projetos trabalhados fazendo o uso de tecnologias, se integram de forma interdisciplinar onde envolvem várias disciplinas.