segunda-feira, 24 de maio de 2010

Atividades do Fórum - Unidade 1

Fórum – Café Virtual
Olá Colegas
Meu nome é Fátima, sou lotada no Colégio Estadual Professor Jamil Sáfady, na função de Secretária Geral, sou graduada no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, pelo curso EAD da Unopar Norte do Paraná.
Desejo bom curso a todos.

Fórum - Conhecendo a Turma
Lucelena! Sua reflexão quanto a prática pedágogica foi bem coerente com a realidade do ensino hoje, gostei muito do seu texto. Como te conheço sei que você procura desenvolver um trabalho importante de educadora dentro da escola, oferendo serviço de qualidade.


Fórum - Educação e Tecnologia
Atividade 3

“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola dever ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento. Articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
(Dowbor, L., 2001)

Na entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia suas idéias retratam as diversas novas características que definem novas formas de ensinar e aprender, onde a escola deve adaptar-se às mudanças, transformar a escola como uma organizadora capaz de gerir conhecimento, em âmbitos flexíveis e coerentes a novas tecnologias da informação.
O processo atual que envolve educação e tecnologia vem ampliando a educação com imposições aos educadores a terem uma aprendizagem continuada. As tecnologias da informação estão ricas em informações exigindo das escolas, novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, sendo necessário expandirem capacidade, competências e estruturas tecnológicas capaz de fazer uma assimilação e ordenar o grande fluxo de informação, com necessidade de aprender a conviver com a diversidade de perspectivas de como ensinar.
A escola deve ajudar o aluno a construir seu próprio ponto de vista, formar futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando estratégias de aprendizagem adequadas com competências para aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação. Enfim a escola deve adaptar-se a novas formas de educação apropriando de uma gestão social do conhecimento aprendendo relacionar e organizar os diversos meios e de repassar informações.


Cursista: Fátima Francisca Peres