terça-feira, 25 de maio de 2010

ATIVIDADE – 3.4: Compartilhado descobertas

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Nome do cursista: FÁTIMA FRANCISCA PERES
Turma: PIRACANJUBA_REGINER
Tutor: REGINER

.
ATIVIDADE – 3.4: Compartilhado descobertas


Compartilhando descobertas com colegas vimos vários sites para a informação e do conhecimento.
Conhecemos programas que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação com alternativas e práticas para o desenvolvimento e fortalecimento da Educação. Com o auxílio de canais como esses, verificamos que os professores possam transformar suas aulas em algo mais interessante e que seus alunos possam ser co-participantes no processo de aprendizagem e ensino, em vez de meros espectadores.
Sem sombra de dúvida, há muitas páginas na rede que funcionam como repositórios – locais em que são depositados materiais para livre consulta e acesso, devemos preparar nossos alunos, para que sejam capazes de selecionar informação e transformá-las em conhecimento.



PORTAL DO PROFESSOR
•http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
O site Portal do professor oferece uma gama de idéias, sugestões e links. Permite nos analisar aulas de outros professores, aproveitar dicas ou ainda criar nossa própria aula, É uma ferramenta maravilhosa, de boa qualidade, com as devidas explicações de uso. É um site que realmente nós professores temos que usar mais, estudar, ver sugestões, colocar nossas sugestões também! Riquíssimo, não deixem de visitar.
Todas as áreas de conhecimento e séries.
O Portal do Professor traz informações organizadas e recursos multimídia para estimular a pesquisa,o desenvolvimento de aulas e a troca de experiências entre docentes.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9063/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.html
O retrato das mudanças climáticas, da poluição e dos problemas que causam. São vários temas que podem ser trabalhados em diferentes matérias: meio ambiente, geografia, química, etc. O ponto forte do vídeo são as imagens chamativas acompanhadas de uma boa explanação.
Conclusão
Vivemos na era tecnológica e precisamos tirar proveito disso, nossos jovens são antenados e conectados, mas nem sempre filtram e aproveitam o melhor da tecnologia . Cabe a nós, orientá-los, apresentando lhes sites importantes e interessantes, proporcionando lhes uma aprendizagem interativa e acima de tudo significativa para toda a sua vida.




YOU TUBE

YouTube - Broadcast Yourself.
YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal um famoso site da Internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos.O YouTube é o mais popular site do tipo devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos . Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos desenvolvidos pelo site.


KINEMA
http://www.kinema.art.br/empresa/empresa.html
A KINEMA é uma empresa que atua em duas áreas: corporativa e cultural, seu trabalho consiste em delinear o suporte, o formato, o veículo e a linguagem ideal , servindo –se dos recursos tecnologicos atuais.Desenvolvem trabalhos no campo das artes e das manifestações culturais.