domingo, 30 de maio de 2010

Atividade 4.6 - Plano de Aula Reelaborado - Portal do Professor

A ÁFRICA EM NÓS: PARADIGMAS EM CONFRONTO.

Autor e Co-autor(es)
Autor Cleunice Bonifácio Ramos Amorim

PROFESSOR JAMIL - GO COL EST PROF JAMIL SAFADY
Co-autor(es)
Fátima Francisca Peres, Adelaide Benicio de Sousa,Miriã Pereira de Sousa
Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Artes Dança: Contextualização
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno terá a oportunidade de conhecer a cultura da África e as influências na nossa cultura, o objetivo é mostrar para o aluno que a ÁFRICA não é só pobreza, como normalmente é mostrado na mídia, ou escravidão como aborda alguns livros didáticos.Dessa forma o aluno terá uma visão mias ampla e consciente das nossas raízes culturais.

Alem de...
Aspectos étnicos e culturais
A formação da sociedade brasileira
O Continente Africano e sua diversidade Brasil Colonial
Genética
Diferenças individuais e preconceitos
Sociedade de consumo, Cultura juvenil e concepção de corpo, música, teatro, dança e artes visuais.
Variedades lingüísticas
Gêneros textuais
Produção de textos, vídeos, slides, etc.
Legislação Brasileira
Duração das atividades
(+ ou -) 2 semanas, aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Cultura Afro-Brasileira
Estratégias e recursos da aula
TV, DVD, INTERNET, DATASHOW, câmara digital, livros, material variado para exposição(mostra), degustação de comidas típicas, etc.

1º momento
Visitar o site: HTTP://WWW.acordacultura.org.br clicar em heróis de todo mundo e assistir vídeo sobre Chiquinha Gonzaga

2º momento
Atividades de identificação dos conhecimentos prévios: Dialogar com os alunos sobre a importância de se estudar a história de africanas e afro-descendentes, pois somos feitas dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus, africanos e outros. Questionar sobre o que conhecem sobre a cultura afro e refletir sobre o vídeo. Atenção professor! Ao refletir sobre a ligação história do Brasil e história da África estar atento para não fixar apenas na questão da escravidão e usar como ponto de partida para ampliar a visão dos alunos e tentar superar as visões estereotipadas sobre o tema é procurar os elementos de resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também pelo tempo presente.

3º momento
Convidar os alunos a visitarem o site:WWW.geledes.org.br, que mostra informações sobre a cultura negra africana, sobre legislação de combate do racismo, notícias atuais sobre o tema, fotos históricas, textos, entre outras.
Dica: Professor no site há o clipe oficial da copa 2010 na áfrica do Sul, boa oportunidade para assistir e analisar alguns aspectos relativos ao esporte, etc.
Professor: A exploração do site servirá como ponto de partida para a discussão anterior apoiado pela leitura do texto: História da África nos livros didáticos: omissão ou racismo? De Joel Vieira Caldas. (WWW.Geledes.org.br/textos-relacionadas-educação/áfrica-em-nós-na-sala-de-aula.html )
O objetivo é fazer com que os alunos percebam as relações entre o passado e o presente, observando as mudanças e o tratamento dispensado ao assunto em alguns livros didáticos. Se possível analisar alguns exemplares de História utilizados na biblioteca da unidade escolar.
Professor, é importante orientar os alunos a fazerem anotações em um “diário de bordo”.

4º momento:
Agora é o momento de organizar o trabalho, o professor deverá mediar a socialização das experiências e auxiliar na filtragem das informações colhidas até aqui por meio da discussão:
Poderá ser útil:
• Quais foram as informações obtidas
• Como foi sua interação com a variedade de informações
• O que você já sabia
• Quais foram as novidades
Enquanto discutem devem fazer anotações, provavelmente teremos assuntos relacionados à alimentação, música, dança, lutas e religiosidade, etc. se não surgirem, instigue-os a refletir sobre a presença ou ausência desses elementos.

5º momento:
Os alunos serão divididos serão divididos em grupos de acordo com os assuntos surgidos e discutidos anteriormente. (Ex.: dança, religião, lutas, personalidades, racismo, etc...), cada grupo deverá preparar uma apresentação sobre o assunto.
Obs.: Dependendo da apresentação escolhida poderá ser necessário o uso de variadas tecnologias e alguns ensaios.
Produto Final:
Os grupos podem organizar:
• Teatros
• Apresentações em PowerPoint/slides
• Mostras
• Painéis
• Etc...

Recursos Complementares
- sites para pesquisas extras:
http://www.youtube.com/watch?v=g_1stGv51qQ
HTTP://WWW.centroculturafricano.com.br
HTTP://WWW.terrabrasileira.net
http://www.cultura.gov.br/site/categoria/politicas/cultura-afro-brasileira http://www.bancocultural.com.br/index.php?Itemid=80&id=36&option=com_content&task=view

Avaliação
Os pontos que deverão ser avaliados são:
-envolvimento e participação dos alunos nas discussões.
-pertinência das informações e dos materiais coletados.
-organização e clareza das informações na apresentação do produto final