domingo, 30 de maio de 2010

ATIVIDADE 4.7: CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

Nome do cursista: Fátima Francisca Peres

Turma: Piracanjuba_Reginer

Tutor: Reginer Aparecida







INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO



ATIVIDADE 4.7:



CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

O que é currículo?

“O currículo tem sido orientado à transmissão de conhecimentos socialmente válidos e é resultante de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados. No entanto, o desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala de aula vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar e os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional”; • “conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de educação”.



Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

A interação entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Essa mudança se concretizam quando aprendemos a concepção de currículo que almejamos desenvolver, identificamos as características intrínsecas das tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificadas. A integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias.



Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Os aspectos fundamentais a enfatizar no processo de integração de tecnologias ao currículo é trabalhando com projetos fazendo a produção colaborativa de conhecimentos, usando a tecnologia na aprendizagem e no desenvolvimento do currículo.



Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. No desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender. Para trabalhar com projetos existem três aspectos fundamentais: as possibilidade de desenvolvimento de seus alunos; as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.