terça-feira, 25 de maio de 2010

Atividade 4.2 Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Nome do cursista: FÁTIMA FRANCISCA PERES
Turma: PIRACANJUBA_REGINER
Tutor: REGINER
Unidade: 4

Atividade 4.2
Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias

Nossa vida em sociedade está permeada pela técnica e pela tecnologia. Essa sociedade tecnológica cria muitas vezes um mundo artificial, dominado pelo poder das comunicações e da informação, fazendo que mudanças profundas ocorram na cultua local, influenciando novos comportamentos na sociedade globalizada. Não seria diferente com o desenvolvimento educacional na prática pedagógica sendo grandemente influenciado pelas tecnologias.

Conhecimento e a comunicação vêm ganhando a cada dia um patamar de importância na atual sociedade da Informação. Os avanços históricos e as inovações tecnológicas trouxeram conseqüências para as práticas pedagógicas e consequentemente para a sociedade como um todo.

Com os avanços das tecnologias de informação e comunicação, possibilitaram a interação virtual, que vem crescendo em um ritmo acelerado nos últimos anos, criando, assim, mudanças de valores e comportamento na sociedade e na educação, fazendo-se necessário repensar na educação e na formação dos futuros profissionais a partir das novas ferramentas tecnológicas que interferem na dinâmica do processo pedagógico.

O estudante deixa de ser ensinado, pois o ambiente virtual de aprendizagem oferece condições para que ele possa aprender e construir seu conhecimento. O uso de novas tecnologias, dentro dessa perspectiva, deverá ser o de explorar as particularidades e possibilidades de trocas qualitativas no ambiente de aprendizagem, entre aluno e professor, aluno-aluno e aluno-ambiente. As trocas serão a essência, e não somente uma apresentação mais agradável de conteúdos.