terça-feira, 25 de maio de 2010

Atividade 4.1 Pensando sobre as possíveis mudanças na forma de o aluno aprender

CURSO PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Nome do cursista: FÁTIMA FRANCISCA PERES
Turma: PIRACANJUBA_REGINER
Tutor: REGINER
Grupo- A
Atividade 4.1
Pensando sobre as possíveis mudanças na forma de o aluno aprender
Atualmente com as tecnologias é visível a revolução no processo de ensino-aprendizagem. Uma maneira possível nas mudanças na forma de o aluno aprender, é informatizando os métodos tradicionais de instrução. A criança vive em um mundo que se prepara para o século 21. Hoje as mudanças do sistema de produção e dos serviços, as mudanças tecnológicas e sociais exigem um sujeito que saiba pensar, que seja crítico e que seja capaz de se adaptar às mudanças da sociedade. Por isso, o aluno não pode mais ser visto como um depósito que deve estocar os conteúdos transmitidos pelo professor.
É necessário tornar a escola mais motivadora e interessante, para motivar e despertar a curiosidade do aluno. Desenvolver o raciocínio ou possibilitar situações de resolução de problemas é uma razão nobre do uso do computador na educação.
A mudança do paradigma educacional deve ser acompanhada da introdução de novas ferramentas que devem facilitar o processo de expressão do nosso pensamento. Como por exemplo, o papel do computador na Educação que pode ser usado na educação como máquina de ensinar ou como ferramenta. A mudança de paradigma educacional deve ser vista como algo que vai além da vontade política e econômica, pois os domínios da ciência estão cada vez mais sofisticados, exigindo notações e meios de expressão dos fenômenos desses domínios cada vez mais complicados e difíceis de serem assimilados. É necessário usar uma ferramenta que facilite a expressão do raciocínio e a reflexão e a depuração do mesmo. Felizmente diversos projetos relativos ao uso do computador na educação procuram criar as condições para uma mudança de paradigma educacional. Essa mudança é necessária para formar profissionais capazes de criarem e pensarem.